estilo

Noivo de saia. Rola sentimento?

Conforto, atitude política e desconstrução de gênero são alguns dos motivos para bancar a tendência de saia no guarda-roupa masculino.

Na rua, no bar, na sala de aula, no casamento ou onde quer que seja, vestir saia na estação do sol virou questão de sobrevivência para os meninos. E, apesar da pouca intimidade com a peça, o conforto fala mais alto.

Depois do frescor, a desconstrução – ou seja, o fim da teoria de que a roupa “x” é feita para mulheres e “y” para homens”. A saia é um símbolo feminino. E dentro de um contexto machista, o homem de saia tem uma função social. Se o efeito é positivo ou negativo, ninguém sabe. Fato é que a saia ganha espaço, sim, no guarda-roupa masculino e, nas passarelas, grifes como João Pimenta, Helena Pontes, Handred, entre outros, engatam a primeira.

Os adpetos pela peça apelam para as araras das lojas do sexo oposto. Ainda são raras as marcas que fazem modelos exclusivos para homens e poucas que apostam em peças sem gênero. A estilista Helena Pontes propôs desenhar modelos que se adeptem aos dois corpos. Fez uma saia envelope, um quimono e uma chemise que chamou de “agêneros”.

A fórmula mágica para encontrar um meio-termo entre o corpo da mulher e o do homem, para ela, é fazer a transposição do guarda-roupa masculino para o feminino.

Tanto no universo feminino quanto no masculino, a saia é usada em forma de ato político. A mulher usa minissaia na Marcha das Vadias para reivindicar que o tamanho da peça não é motivo para que seja agredida na rua. O homem de saia também é alvo de ataques e da associação direta ao homossexualismo. O fato de ser gay ou hétero não interfere na escolha do uso do traje. É uma tendência imposta ao longo da História, que se construiu e está desconstruindo.

A saia abriu sua cabeça? Você usaria no casamento? E no cotidiano? Conte-me mais!

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

2 comentários em “Noivo de saia. Rola sentimento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s